quinta-feira, 12 de julho de 2012

PRÉ CONCEITOS!

Iniciamos os trabalhos com o tema pré conceitos com uma explicação conceitual por meio de slides, e uma roda de conversa com as primeiras impressões sobre o tema. 
Falamos sobre o preconceito racial, social, religioso, de gênero e opção sexual. 
Assistimos o filme "Histórias Cruzadas" que nos ajudou a ter uma dimensão melhor de como eram as coisas nos tempos passados, onde o apartheid assolava os povos. 



Como exploração, fomos ao "Museu Afro", local de grande exposição da cultura africana.

                                                             Jovens no Museu Afro

Sempre após qualquer atividade, realizamos rodas de conversa para avaliarmos aquilo que foi realizado, e as rodas de conversa nesse tema foram bastante intensas quando tratamos desse tema.
Tratamos da luta das feministas usando a página da "Marcha das vadias" como objeto de estudo.



Para abrir caminho para a discussão sobre Homossexualidade, tivemos uma apresentação conceitual do assunto, tratando de questões biológicas e psicológicas, passando inclusíve pelo fato de a psicologia não mais tratar homossexualidade como patologia. 
Assistimos ao filme "Minha vida em cor de rosa", e a reportagem do programa "Profissão Reporter" que trata com muita inteligência do assunto, deixando claro que pessoas de todas as orientações sexuais podem e devem ser aceitas como iguais na sociedade. 





Após isso, propusemos uma atividade onde os jovens foram estimulados a citar coisas que "teoricamente" seriam "coisas de homens, coisas de mulheres e coisas de homossexuais"


Jovens escrevem no quadro "Coisas de homens 
de mulheres e de homossexuais"


Detalhe para "Homossexuais:  Mesma coisa que
os Heteros"

Após uma longa discussão e muita farra (sim, eles se provocaram como se não houvesse um amanhã) chegamos a conclusão que exceto pelas questões fisicas e biologicas, todas as coisas são de todos! 
Exceto, segundo a maioria, a Rua Augusta... 
Então é pra lá que fomos no dia seguinte! ;)                    



                                                                        Rua Augusta

Na discussão do dia anterior, os jovens apontaram a Rua Augusta, na região da Av. Paulista, como um local de concentração única de homossexuais. Então fomos lá para verificar se isso era verdade, ou apenas mais um preconceito. 
Resultado: Um encantamento com a cultura do local, habitado por pessoas de todos os tipos (e gêneros) e não só por esse ou por aquele.

Fechamos esse tema com uma roda de conversas sobre os conceitos revistos durante o processo, que se mostraram bastante satisfatórios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário